Reflexões de um líder

por Claudio Marlus Skora(*)


Muito se escreve sobre as características de um líder. É vasta a preocupação no mundo gerencial sobre aquele que possui poder de influência sobre as pessoas.

Discussões sobre o próprio conceito de liderança são exaustivas, começando sempre pelo fato: é a liderança inata? Autores elencam características do líder apontando: focalização nos objetivos; orientação para a ação; autoconfiança; habilidade no relacionamento humano; criatividade e inovação; flexibilidade; tomada de decisão; padrões de desempenho e visão do futuro.

A esta lista, poder-se-ia incluir um número sem fim de atributos que se por um lado nunca seria capaz de esgotar o assunto e formar o tipo ideal de líder, de outro lado, seria incapaz de se encontrar na realidade.

Assim, procuro trazer a tona algumas reflexões que qualquer um que, em conjunto com outras pessoas, procura atingir objetivos deve fazer para avaliar sua performance. São elas:

Como exerço a minha liderança para criar valor a todos os stakeholders da organização?

Como realizo a interação com todas as partes, demonstro meu comprometimento e busco oportunidades para a organização?

Como trabalho no sentido de aceitar a supervisão e feedback sobre minhas decisões para proporcionar a confiança sobre minhas ações ?

Como avalio os riscos que minhas decisões podem causar na organização?

De que forma eu tomo, comunico e implemento minhas decisões ?

Como eu identifico outras pessoas com potencial de liderança e proporciono o desenvolvimento delas para que assumam posições chave na organização?


Como eu avalio a minha necessidade de desenvolver competências de forma a garantir minhas competências continuem sendo adequadas à organização?

James C. Hunter, autor de “O Monge e o Executivo” aponta que liderar é servir. Neste espírito, as reflexões apresentadas buscam proporcionar um momento para pensar sobre si mesmo e suas ações.

Mas faça isso longe do estressante ambiente de trabalho. Procure um local relaxante e agradável, que proporcione a despretensiosa autocrítica. Além de apreciar a bela paisagem, há algo a mais que você pode fazer em frente ao mar.


(*) Claudio Marlus Skora é administrador, economista e mestre em Administração de Empresas.

Postar um comentário

0 Comentários