Os últimos dias (e semanas) estão sendo pródigos para discutir o papel de liderança, ora o líder máximo da Igreja Católica, Bento XVI, anuncia sua renúncia, ora o presidente do EUA faz seu discurso para o segundo mandato.
No meu artigo anterior, A renuncia do líder, falei sobre a liderança que é movida desafios e projetos, não idéias soltas e sonhos que pensamos em realizar, temos um tempo de maturação para saber qual a viabilidade das realizações de seus ideais.
Agora neste bom artigo publicado no Conselho Federal de Administração fala sobre nove frases que os lideres extraordinarios dizem, transcrevo abaixo, deixo-os com a leitura e reflexão:
“Eu estou pensando que...”
Você está no comando, mas isso não
significa que é mais inteligente ou perspicaz que todos seus
funcionários. Dê razões e justifique suas decisões, esclareça sua lógica
e não posicione uma ideia por sua autoridade. Apesar de tomar muito
tempo para explicar suas decisões e discuti-las, também irá aparecer
boas ideias para melhorá-las.
“Eu estava errado”
Quando você está errado, o melhor jeito
de consertar isso é dizer que você estava errado. Você não vai perder o
respeito, mas sim ganhá-lo.
“Isso foi incrível”
Ninguém recebe elogios o suficiente.
Ninguém. Todos os dias escolha alguém de sua equipe que fez ou está
fazendo algo e diga: “Uau, isso está muito bom!”. O louvor é um presente
que custa ao doador, mas nada é em vão para o destinatário. Comece a
elogiar. As pessoas ao seu redor vão lhe amar por isso e até mesmo você
se sentirá melhor, sabendo que está fazendo pessoas mais felizes.
“Muito obrigado”
Depois de ser o doador, pense no
momento em que você é destinatário. Você agradece todas as pessoas pelo
que elas fazem por você? Seja buscar um café, entregar um relatório ou
abrir a porta. Agradecer, além de ser questão de educação, também
proporciona um pequeno - mas essencial - sentimento de recompensa. Olhe
nos olhos das pessoas e diga: “Muito obrigado! Isso está muito bom”.
“Você pode me ajudar?”
Todas as pessoas gostam de se sentir
importantes e quando você pede ajuda a elas, independentemente do que
seja, você se torna mais sincero e humilde. E no processo, você vai
respeitar e ouvir mais as pessoas - o que, aliás, são todas as
qualidades de um grande líder e um grande amigo.
“Eu sinto muito”
Certos momentos, pedir desculpas é
pouco. Quem é prejudicado pelo erro, muitas vezes, se sente mal por
isso, seja por palavras, ações, omissões, etc. Diga que está
arrependido. As desculpas são apenas portas de entrada para outras
palavras mais “expressivas”. Nada de seguir um pedido de desculpas com
avisos como “Mas eu pensei que você fosse...”.
“Você pode me mostrar como faz?”
Conselho é temporário, o conhecimento é
para sempre. Peça ajuda, mas não apenas para as outras fazerem algo por
você e sim para aprender aquilo. Quando você pede para ser ensinado
várias coisas acontecem: você implicitamente mostra respeito àquele que o
ajudou, você mostra que confia em sua experiência, habilidade e
conhecimento, e você começa a avaliar melhor o valor da ajuda.
“Deixe-me lhe ajudar”
Muitas pessoas veem pedir ajuda como um
sinal de fraqueza. Sendo assim, pode ter certeza de que muitos dos seus
colegas ou empregados estão precisando de um ombro amigo mesmo sem
dizer. Não basta um “Há algo que eu posso lhe ajudar?”, isso é só vai
gerar “Não, estou bem”.
Seja específico. Encontre algo que você
realmente pode fazer a diferença, como “Eu tenho alguns minutinhos.
Posso ajudá-lo a terminar isso?”. Ofereça sua colaboração. Mesmo que seu
trabalho não seja o problema, para quem está triste qualquer gesto
solidário serve como uma ajuda.
Nada
Certas horas, a melhor coisa é dizer
nada. Se você está estressado, frustrado ou com raiva, fique quieto.
Você pode pensar que desabafar vai lhe fazer melhor, mas não no ambiente
de trabalho - inclusive se o problema envolver a empresa.
Os seus problemas vêm e vão, mas os
sentimentos são para sempre. Criticar um empregado na empresa pode soar
como uma “lição para sua vida” para você, mas por dentro, ele perderá
aquela consideração que você já tinha conquistado.
Antes de falar, gaste mais tempo
considerando como os funcionários irão pensar e sentir. Analise as
consequências. Você pode facilmente se recuperar de um erro cometido por
causa de dados defeituosos ou projeções imprecisas, mas não irá
resgatar a confiança e a motivação deles.
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