O desafio da sustentabilidade no meio empresarial

responsabilidade verde
As empresas recebem muitas pressões de consumidores, investidores e do meio corporativo para serem sustentáveis, perceber a importância e a necessidade de mudar algumas atitudes que levam a degradação da natureza como o desperdício e o mau uso dos recursos naturais.

Muitas vezes, as ações sustentáveis que tomamos no nosso dia a dia como cidadãos, colaboradores e até mesmos como organizações, provocam resultados positivos no meio em que vivemos.

Várias iniciativas para mudar o quadro de degradação já foram tomadas, como por exemplo, o plástico verde, que em alguns casos, substituem os produtos derivados de petróleo. 

Remodelar o futuro e o que os move, através de ações pró-ativas, parecem ser um caminho mais voltado para os novos tempos. Tomemos como uma iniciativa viavel os bio-combustiveis. 

Um dos principais desafios atrelados ao avanço dos biocombustíveis é o de garantir que sua demanda seja atendida de forma sustentável, avalia o WWF-Brasil,  ONG brasileira, participante de uma rede internacional e comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro;

A cadeia de produção deve ser certificada para que não ocorram novos desmatamentos e áreas ecologicamente sensíveis e populações não sejam prejudicadas.
O WWF-Brasil defende e apóia a implantação dos modelos de certificação RSB (sigla em Inglês para Mesas Redondas para Biocombustíveis Sustentáveis) e BonSucro** para a produção de biocombustíveis no Brasil. Assim, sua fabricação levará em conta a redução das emissões de gases de efeito estufa, o bom uso da terra, a conservação da biodiversidade e o respeito às legislações trabalhista e ambiental.  

O mundo agora é verde, porque as empresas também não podem ser?

Este desafio é mais um dos enfrentados pelo meio empresarial, apesar tantas pressões contrárias, mudando pensamento, mudamos atitudes.

Fontes: IBC e WWF

Postar um comentário

0 Comentários